Z.L. Darocha

Z.L Darocha

Biografia

 

José Luiz da Rocha, conhecido, entre outros, como Darocha, da Rocha, Luis Darocha, Z.L. Darocha, Louis Darocha ou Paris Couto, nasceu no dia 2 de dezembro de 1945, em Oliveira de Azeméis.

 

Em Portugal, estudou pintura nas Belas Artes de Lisboa e Porto e no Círculo de Artes Plásticas em Coimbra e em 1967 partiu para Londres. De Londres, Darocha partiu para França, no final da década de 60, onde se doutorou em Antropologia patológica e fez um estágio num hospital psiquiátrico. Passou por várias cidades antes de se fixar em Paris. Entre 1975 e 1996 lecionou nas Escolas de Belas Artes de Metz, Dijon, Limoges, Bourges e Reims.

 

Desde 1965 participou em dezenas de exposições coletivas e individuais em diversos países como Portugal, França, Grécia, Luxemburgo, Bélgica, Jugoslávia, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Turquia, Roménia, Senegal, Espanha, Argentina entre outros. 

 

Conhecido pela sua actividade deliberadamente multifacetada, o artista tem obras no campo da pintura, gravura, performance, escultura, instalações, video, desenho, ilustração, etc. 

 

Darocha, destaca-se na sua participação nas exposições coletivas “Alternativa Zero” a convite do artista Ernesto de Sousa e na exposição pioneira Art Video “Confrontation” no Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris. Em 2014, o pintor foi agraciado com a Medalha de Ouro da autarquia de Oliveira de Azeméis, pelo seu “contributo inestimável” para a promoção do município.

 

A sua última exposição, intitulada “Ondulações de Estilo”, realizou-se em junho de 2016, no Museu de Ovar e apresentou uma amostra de obras produzidas durante os mais de 50 anos de carreira. 

 

Faleceu num hospital de Paris na noite de 11 de setembro de 2016.