O Triunfo da Morte, Instalação de Teresa Lacerda na Sala ao Lado

 

 

 

Biografia

 

 

TERESA LACERDA nasceu em 1947. Vive e trabalha em Lisboa.

 

Em 1964, concluiu o Curso de Pintura na Escola António Arroio e, em 1991, o Curso de Cenografia no Conservatório Nacional de Lisboa.

 

Tem realizado regularmente exposições individuais e coletivas, entre as quais destacamos as realizadas em 2023: “Olhos nos Olhos: ‘Arte Africana’ | Arte Contemporânea e…” na Galeria Graça Brandão, onde peças da sua coleção de arte africana dialogaram com peças de artistas contemporâneos; “Bestiário Africano: Animais de África encontram-se com os da dupla LealVeileby” no espaço Sala ao Lado, na Galeria Graça Brandão, onde a artista e colecionadora “convoca” animais representados na sua coleção de arte africana para dialogarem com a exposição “Janeiro Grotesco”, que inclui pequenos trabalhos representando vacas, porcos, carneiros e cães; “Magia no Olhar” na Galeria Graça Brandão, onde apresenta uma seleção de máscaras de África da sua coleção particular; e “Wabi-Sabi” na Galeria Verão, onde apresenta algumas obras exibidas em 2010 na exposição NAMBAN JIN 3 # XXI (Exposição Portuguesa pela Comemoração dos 150 Anos sobre o “Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e Japão”, Eye of Gyre Gallery – Gyre Building, Tokyo, Japão).

 

Em 2017, apresentou pintura em diálogo com as tapeçarias de Jean Lurçat e Mathieu Matégot na Galeria Tapeçarias de Portalegre, e a exposição “Bestiário” na Livraria Sá da Costa. Em 2014, realizou as exposições “Bestiaire” e “Pingos de Chuva”, esta última na Galeria Diferença, e em 2012, “30×30” e “Painting and Sculpting with Pedro Ramos” em Sintra.

 

Paralelamente, desenvolveu, entre 1974 e 2010, na Galeria De Natura, em Lisboa, trabalhos de pintura e criação noutros materiais, com especial incidência temática no cruzamento de culturas, sobretudo de África, Médio Oriente e Ásia. Desde o início da década de 70 do século passado, desenvolve atividade cenográfica para Teatro, Bailado e Cinema.

 

Categoria

Exposição Actual, Exposição Actual